REGRAS DA SINUCA E CAMPEONATO
CAPÍTULO I – DAS REGRAS DO JOGO “PAR OU ÍMPAR”
Artigo 1º - DO JOGO E PARTIDAS
As partidas conterão dois jogadores, que usarão uma bola branca, "bolão", sete bolas pares, sete bolas ímpares e uma bola simbolizada pelo algarismo 1, denominada de “castigo”.
Os jogadores mediante combinação ou através de sorteio escolherão quem iniciará a partida. As saídas das partidas seguintes serão alternadas.
O Jogador escolhido para iniciar a partida dará a primeira tacada.
Caso ocorra na tacada de abertura do jogo o competidor matar duas bolas, uma par e outra ímpar, o jogo continuará indeterminado, sendo passada a vez para o outro jogador.
Caso o jogador, na tacada de abertura do jogo, matar mais de duas bolas sendo, por exemplo, duas bolas pares e uma ímpar será encaçapada a menor bola ímpar e o jogo continuará indeterminado, sendo passada a vez para o outro jogador.
A escolha de quais bolas a matar será realizada através daquela que o jogador encaçapar primeiro.
Caso não tenha havido a escolha das bolas e o jogador objetive determinada bola (par ou ímpar) vir a matá-la, mas também encaçapar bola então destinada ao adversário perderá sua vez além da menor bola destinada ao adversário.
A finalidade da partida é encaçapar todas as bolas ímpares ou pares conforme a escolha realizada no decorrer da partida, respeitando as regras, usando a impulsão do bolão movimentada por um toque da sola do taco.
Considera-se como partida o tempo usado pelos jogadores para encaçapar todas as bolas coloridas em jogo, segundo as regras.
Um conjunto predeterminado de partidas compõem um jogo.
Uma vez determinada as bolas que se deverá encaçapar o jogador, em cada tacada deverá encaçapar a suas respectivas bolas e ao final destas, matar a denominada bola “castigo”.
Somente as bolas atribuídas ao Jogador poderão ser encaçapadas por este, caso contrário perderá a vez, bem como será atribuído, conforme o caso e a título de castigo, 1 (uma) ou 2 (duas) bolas atribuídas ao adversário, nos termos deste regulamento.
Artigo 2º - DAS SAÍDAS
Para a saída as bolas de 2 à 15 serão colocadas em forma de triangulo tendo sua base colocada com sua face em lado oposto ao bolão.
O Bolão poderá colocar a bola em qualquer ponto do semi-círculo determinado na mesa.
A colocação do bolão fora deste semi-circulo acarretará a perda da vez.
Sem prejuízo do disposto no item anterior, caso o jogador tenha encaçapado alguma bola (par ou ímpar), será também encaçapada a menor bola do adversário.
Artigo 3º - DA SINUCA
Considera-se como em situação de sinuca total quando o jogador está impedido de atingir direta e naturalmente ao menos um ponto da bola visada, impedido por obstáculo de outra(s) bola(s) ou "bico de tabela". Em caso de parte da bola visada poder ser atingida em tacada direta e natural, a sinuca é tida como parcial.
A sinuca só será válida quando originada por jogada em que o bolão tenha percorrido, no mínimo, 20cm (vinte centímetros).
Caso o bolão não tenha percorrido a distância do item anterior o jogador que efetuou a tacada terá como penalidade a bola de menor algarismo do adversário encaçapada além do direito deste colocar o bolão em qualquer área delimitada pelo semi-círculo.
Artigo 4º - DAS FALTAS E PENALILDADES
1. As situações seguintes serão consideradas como faltas que terão como penalidade a perda da vez e a retirada da menor bola do adversário da partida.
Encaçapar a bola branca ("Suicidar-se").
Acertar a bola do adversário, após jogar o “bolão” na tabela e sem que tenha acertado qualquer de suas bolas antes.
Dar mais de um toque na bola branca ("bi-toque").
Jogar o bolão fora do campo de jogo. Neste caso o bolão será reposicionado em qualquer lugar do semi-círculo, a critério do adversário. Tal penalidade só não será imposta se não houver sido determinado que bolas cada adversário deverá encaçapar.
Jogar qualquer bola fora do campo de jogo. Neste caso a bola numerada atirada fora do campo será reposicionada junto à tabela oposta a da bola castigo.
Jogar em, ou com, bola errada.
Jogar antes de ser retirada do jogo, pelo árbitro, a menor bola do adversário.
Jogar sem ter contato com o chão.
Jogar com qualquer bola ainda em movimento.
Jogar com o bolão fora do semi círculo "D", após estar "na mão".
Encaçapar bola do adversário.
Saltar com o bolão sobre outra bola, que não seja a visada.
2. A situação seguinte será considerada como falta que terá como penalidade a perda da vez e a retirada das duas menores bolas do adversário:
Objetivando acertar sua bola alvo o jogador acerta diretamente alguma das bolas do adversário.
3. A situação seguinte será considerada como faltas que terá como penalidade a perda da partida pelo jogador que efetuar a tacada.
Encaçapar a bola castigo antes de encaçapar as bolas designadas ao jogador.
Após ter encaçapado todas as bolas que lhe competia se o jogador encaçapar a bola castigo e suicidar-se, independente do número de bolas que o adversário possua na mesa.
Após ter encaçapado todas as bolas que lhe competia se o jogador encaçapar a bola castigo e encaçapar alguma bola do adversário, quando, após esta tacada, restaria apenas uma bola a ser encaçapada pelo adversário.
Artigo 5º - DO TÉRMINO DAS PARTIDAS
1. A partida terminará quando:
O jogador, após ter encaçapado todas as bolas a ele designadas, encaçapar a bola “castigo”;
Um dos jogadores decidir dar a partida como perdida;
Pelo não comparecimento do jogador na mesa designada pelo jogo, sendo tolerado um atraso máximo de 15 (quinze) minutos. Caso o atraso seja superior a 15 (quinze) minutos o jogador que for declarado vencedor, poderá, a seu critério, desistir da declaração de vitória e realizar o jogo com seu adversário. Neste caso, após escolhidas as bolas (par ou ímpar), e somente nas duas primeiras partidas, o adversário que aceitou a realização do jogo terá o direito de ter as duas menores bolas a ele designadas encaçapadas se assim o desejar.
O jogador que em razão do desempenho de suas funções e/ou atestado médico não puder comparecer à partida, deverá anunciar com 1 (uma) hora de antecedência aos organizadores, para que haja tempo de comunicar ao adversário o cancelamento e agendamento em outra data. Neste caso não ocorrerá perda de bolas em favor do adversário como no item anterior.
Artigo 6º - DO TÉRMINO DO JOGO
O jogo estará terminado quando um dos jogadores vencer o número mínimo de 2 (duas) partidas, ou que seja declarado vencedor nos termos deste regulamento.
CAPÍTULO II – DO CAMPEONATO
Artigo 7º - DOS GRUPOS E DA FASE DE CLASSIFICAÇÃO
O campeonato será composto por 6 (seis) grupos.
Serão 5 (cinco) grupos com 4 (quatro) componentes e 1 (um) grupo com 5 (cinco) componentes.
Cada grupo, com seus respectivos componentes, jogaram entre si, em jogos de “o melhor de três”.
Em cada um dos grupos classificar-se-ão o primeiro e segundo melhores colocados.
Cada jogo vencido equivalerá a um ponto a ser atribuído ao vencedor.
Em caso de empate por pontos entre jogadores do mesmo grupo o critério de desempate será o seguinte:
· Confronto direto;
· Saldo de partidas;
· Sorteio.
Artigo 8º - DAS QUARTAS DE FINAIS
As quartas de finais serão compostas por três grupos, cada grupo composto por quatro componentes.
Cada grupo, com seus respectivos componentes, jogaram entre si, em jogos de “o melhor de três”.
Classificar-se-ão os dois melhores de cada grupo.
Cada jogo vencido equivalerá a um ponto a ser atribuído ao vencedor
Os critérios de desempate serão os mesmos do artigo anterior.
Artigo 9º - DAS SEMI-FINAIS E DAS FINAIS
As semi-finais serão compostas por dois grupos, cada grupo composto por três componentes.
Cada grupo, com seus respectivos componentes, jogaram entre si, em jogos de “o melhor de três”.
Cada jogo vencido equivalerá a um ponto a ser atribuído ao vencedor
Os critérios de desempate serão os mesmos do artigo 7º.
O primeiro colocado de cada grupo disputaram respectivamente o 1º (primeiro) e 2º (segundo) lugares do campeonato.
O segundo colocado de cada grupo disputará respectivamente o 3º (terceiro) e 4º (quarto) lugares do campeonato
Artigo 10 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Todos os jogadores aceitam que se inscreverem no campeonato automaticamente aceitam as regras estabelecidas para os jogos e para o campeonato.
Os casos omissos serão apreciados caso a caso pelo árbitro da partida, sem direito a recursos de qualquer natureza.